• 31 OCT 15
    • 2
    A cor dos olhos do seu bebê. Quais as chances?

    A cor dos olhos do seu bebê. Quais as chances?


    Cada pessoa carrega duas cópias de cada gene, uma herdada do pai e outra da mãe. Quando essas duas cópias são iguais (por exemplo, duas para olhos castanhos) ela é considerada como homozigoto. Se alguém é heterozigoto, significa que as duas cópias são diferentes (por exemplo, uma para cor castanha e outra para cor azul).

    O gene para olhos escuros (marrom/castanho) é dominante sobre o gene da cor ou azul. Isso significa que apenas uma cópia do gene para cor escura é necessária para determinar essa cor. Já para o azul são necessárias duas cópias idênticas.

    Se o pai e mãe com olhos escuros são heterozigotos, eles podem ter um bebê de olhos azuis. Por essas regras, se os pais apresentarem olhos azuis, eles não podem ter um bebê com olhos escuros. Entretanto, a herança genética para a cor dos olhos é poligênica, e outros genes podem interferir. Portanto, embora não seja esperado, dois pais com olhos azuis, podem ter um bebê com olhos escuros como demonstra a figura.

    foto 1

     

    Leave a reply →
  • Publicado porEduardo Mottin em 31 de julho de 2016, 17:37

    Esta errado.
    Meu pai tem olhos azuis e cabelos loiro e minha mãe, olhos castanhos e cabelos ruivos e eu tenho olhos verdes e cabelos loiros avermelhado. Os dois são heterozigoto, sendo ( o+) e ( b+), eu herdei apenas os alelos recessivos de cada um e fiquei ( o -), homozigoto.

    Responder →
  • Publicado por.em 17 de março de 2021, 11:47

    Também acho que está errado meu bisavô tinha olhos castanhos e minha bisavó olhos azuis e minha avó nasceu com os olhos verdes, na tabela diz que olhos castanhos + olhos azuis 0% de olhos verdes.

    Responder →

Deixar uma resposta

Cancelar resposta
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar