Cross-linking (CXL) é uma cirurgia indicada para a estabilização do ceratocone. É o procedimento mais indicado quando o paciente vem piorando dessa doença, o que ocorre especialmente em crianças e adolescentes.

O CXL consiste na aplicação da riboflavina (colírio) sobre a córnea sem o epitélio (camada mais superficial retirada pelo cirurgião) por 30 minutos, seguido da irradiação do olho com uma fonte de luz (ultravioleta A) por mais 30 minutos. A interação riboflavina-ultravioleta A, cria ligações covalentes na córnea, que fortalece a estrutura do estroma corneano. A córnea mais rígida, impede que o ceratocone avance e alguns casos, fazem com que a acuidade visual melhore.

O CXL é um procedimento mundialmente realizado desde 2003, e é o único tratamento eficaz contra a progressão do ceratocone.

O procedimento é seguro e a recuperação pode demorar algumas semanas. Não é incomum, a melhora da acuidade visual após a cicatrização da cirurgia. A grande maioria dos pacientes, tem seu ceratocone estabilizado após o CXL durante anos, evitando o transplante de córnea em muitos casos.

Dr. Rodrigo Espíndola
Oftalmologia


Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS).



Agende sua consulta
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar