A conjuntivite é a inflamação de um tecido fino que recobre nosso olho (conjuntiva). Ela pode ser causada por vírus ou bactéria (infecciosa), por ácaros, poeira (alérgica) e por produtos que podem cair nos olhos (química).

A forma mais comum de conjuntivite é a infecciosa. O paciente ao entrar em contato com pessoas/objetos contaminados, podem manifestar a doença alguns dias depois. Os olhos ficam vermelhos, sensíveis à luz, com lacrimejamento e secreção. Eles podem acordar grudados pela manhã e apresentar sensação de areia. O tratamento depende da causa. Se for bacteriana, há necessidade do uso de antibióticos e no caso de vírus o tratamento é apenas sintomático. É importante a constante limpeza dos olhos e evitar coçá-los. O paciente deve ficar afastado de suas atividades por alguns dias e evitar o contato mais próximo com outras pessoas (abraço, aperto de mãos, etc.).

Quem possuí alergias (rinite, asma, bronquite) está mais propenso a desenvolver a conjuntivite alérgica. Em geral, há períodos de melhora e outros muitos sintomáticos. Os olhos coçam muito, ficam poucos vermelhos e pode haver uma pequena secreção. As crianças são muito acometidas com essa forma de conjuntivite e os sintomas vão regredindo na adolescência. O tratamento incluí a prescrição de colírios antialérgicos e a higiene frequente do quarto da criança, uso de produtos que não causem alergia e outras medidas gerais (troca frequente lençol, abrir janelas do quarto, evitar carpetes etc.).

Se algum produto cair nos olhos por acidente, devemos lavá-los exaustivamente com água corrente e procurar imediatamente um oftalmologista (conjuntivite química). O médico irá avaliar o tipo de produto do acidente e se houve lesão na córnea e outras estruturas. Em hipótese nenhuma ocluir os olhos nestes casos.

Dr. Rodrigo Espíndola
Oftalmologia


Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS).



Agende sua consulta
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar